Resumo
A cadeira de Psicologia da Criança e do Adolescente, no contexto do seu programa curricular, inclui a elaboração de uma grelha de observação no âmbito do desenvolvimento esperado da criança. Assim, foi observado um menino com 5 anos e meio – o Leonardo – e, portanto, utilizada a grelha associada à idade dos 5 aos 6 anos. O tratamento dos resultados incluiu a elaboração de uma escala de desempenho e o seu tratamento gráfico descritivo, para, de uma forma mais evidente, se poder analisar as respostas obtidas. Em termos teóricos, o trabalho inicia-se pela apresentação sumária do setting de observação, a que sucede uma breve caracterização do desenvolvimento esperado na idade considerada, seguindo-se-lhe, então, a grelha de observação combinada. Por último, expendem-se alguns comentários aos resultados obtidos. Na dinâmica da interacção com a criança foi considerada a topografia do lugar [em casa, no parque infantil e nas escadas de acesso ao apartamento], o grau do comportamento solicitado vs resposta obtida, quer no âmbito da avaliação dos aspectos motores, como dos elementos cognitivos e dos factores sociais. De igual forma, no registo dos comportamentos observados, foram tidos em conta os efeitos distractores presentes, bem como alguns factores de influência exógenos, condicionadores da validade da execução. Todavia, não obstante o cenário de observação não ser, por vezes, o ideal para a aplicação da grelha de observação, os procedimentos registados foram aqueles que incluíram a participação da criança na execução das provas, tendo sido considerados de suficiente veemência para serem inscritos na escala de desempenho.
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