Resumo
As técnicas pedagógicas são necessariamente alicerçadas nas Teorias da Aprendizagem. Neste âmbito, e apesar das grandes questões estarem ainda sob a égide da controvérsia doutrinária, existem, contudo, alguns consensos, nomeadamente que tanto a hereditariedade como a experiência têm um papel importante no processo de aprendizagem; algumas coisas, como os factos, são melhor apreendidos por explicação, enquanto outras, como os conceitos, o são melhor em contextos significativos; pode ter-se uma variedade de objectivos para ensinar um tópico e isso pode requerer uma variedade de diferentes métodos de instrução, etc. Nos anos 60, muitos países ocidentais atravessaram um processo de auto-análise e autocrítica acerca dos seus sistemas de educação. Muitas das reformas sugeridas foram semelhantes em muitos países. As salas de aula tinham de ser restruturadas para que a educação fosse mais relevante para os alunos. A posição autoritária do professor, assumindo sozinho o controlo, e o aluno, um passivo recipiente, recebendo daquele o conhecimento, já não parecia positivo. As salas de aula deveriam, assim, ter uma nova perspectiva para a realidade e os alunos e os professores deveriam criar as suas próprias experiências pedagógicas.
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