Resumo
A adolescência é uma etapa relevante da vida, que se inicia por volta dos 10 anos e termina por volta dos 19, período durante o qual ocorrem diversas mudanças físicas, psicológicas e comportamentais. A duração da adolescência está determinada culturalmente. Na verdade, apesar do aspecto biológico deste fenómeno, as transformações psíquicas são profundamente influenciadas pelos ambientes social e cultural. Como difere o pensamento do adolescente do das crianças mais novas? Como é que os adolescentes fazem julgamentos morais e tomam decisões para a vida? Como é que a transição para o ensino secundário afecta o desenvolvimento dos adolescentes? Que factores afectam o sucesso na escola? Que factores influenciam o planeamento educacional e vocacional dos estudantes do ensino secundário? Na adolescência, há um processo contínuo de desenvolvimento psíquico entre as várias fases da vida da criança e do adolescente. A adolescência caracteriza-se pelo afastamento do seio familiar e a consequente imersão no mundo adulto. À medida que os vínculos sociais se vão estabelecendo, um conjunto de características vai sendo mais valorizado, desde as necessárias para se ser aceite num grupo, até às necessárias para expressar um estilo que agrade, não só a si próprio, mas também aos outros. Do abandono da atitude infantil e o ingresso no mundo adulto, resultam uma série de acréscimos no rendimento psíquico, com uma maior eficácia, rapidez e elaborações. A memória adquire melhor capacidade de retenção e evocação, a linguagem, com aumento do vocabulário e da expressão, torna-se mais completa e complexa. Os adolescentes não só parecem diferentes das crianças mais novas, mas também pensam de um modo diferente. Revelam-se capazes do raciocínio abstracto e do pensamento idealista. Enquanto a infância parece ser uma luta para compreender o mundo tal como ele é, os adolescentes tornam-se conscientes do mundo tal como ele pode ser.
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