sábado, 9 de fevereiro de 2008

PEDRO ABRUNHOSA: CONTRIBUTOS DE UM MÚSICO PARA A PSICOLOGIA.

Pedro Abrunhosa nasceu no Porto a 20 de Dezembro de 1960.
Aos 16 anos estudava Análise, Composição e História da Música com Álvaro Salazar e Jorge Peixinho, na Escola de Música do Porto. Entrou na música pela via erudita e, em 1984, foi para Madrid, aprender com o contrabaixista Todd Coolman e os músicos Joe Hunt, Wallace Rooney, Gerry Nyewood e Steve Brown. Foram os anos do jazz. Participou em seminários internacionais, formou bandas, tocou em orquestras, realizou tournées e colaborou com grandes figuras como Paul Motion, Bill Frisell, Joe Lovano, David Liebman e Billy Hart. Ensinou contrabaixo na escola do Hot Club de Lisboa, realizou e produziu o programa «Até Jazz», no Rádio Clube do Porto, fundou a Escola de Jazz do Porto e a Cool Jazz Orchestra, que viria a transformar-se em «Pedro Abrunhosa e a Máquina do Som».
A etapa seguinte foram os Bandemónio e o 1.º álbum, a que chamou «Viagens», editado em 1994, vendeu mais de 140 mil exemplares. Em 1995, lança o maxi-single «F» e em 1996, o álbum «Tempo», com uma edição Remix, em 1997. Em 1998, «Pedro Abrunhosa», em 1999, «Silêncio» e, em 2002, «Momento». O álbum triplo «Palco», editado em 2003, contém gravações de concertos ao vivo e «Intimidade», um DVD editado em 2005, foi gravado na inauguração da Casa da Música. Em Junho de 2007, edita «Luz», que volta a ter a participação dos The Hornheads, a secção de sopros de Prince, depois de terem já participado nos discos «Tempo» e «Palco».
Pedro Abrunhosa sempre viajou pelo mundo e pelos vários continentes da música e, assim, quando chegou ao rock trazia a mochila cheia de História e de rigor. Na sua perspectiva, a música não é neutra. É uma ideologia de fraternidade. Não se é músico sem se ter o sentido de pertencer a uma família e sem se estar comprometido com o mundo. Nos últimos anos, Pedro Abrunhosa editou livros, realizou ciclos de conferências, trabalhou com músicos de vários géneros e geografias, apresentou-se em espectáculo com Caetano Veloso e tocou com outros músicos brasileiros como Lenine, Zélia Duncan, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Sandra de Sá, Syang, Rio Soul, etc.
Fonte utilizada na apresentação PPT: Calibri [Importar Fonte: Calibri.ttf CalibriB.ttf CalibriI.ttf CalibriZ.ttf]

Sem comentários: